Butautas had been hired after Gintaras Krapikas' resignation and managed to qualify Žalgiris to the Top 16 with two important wins after a seven-loss run. He also led the club to a third place in the first edition of the VTB League, downing Khimki. Last year he was at the helm of the Lithuania national team at Eurobasket, before stepping down.
Assistant coach Darius Maskoliūnas will handle the team until a new head coach is appointed.
(De forma surpreendente, a direcção do Žalgiris decidiu dispensar o técnico Ramūnas Butautas, depois de apenas um mês e meio à frente do cargo. O proprietário do clube, o magnata Vladimir Romanov, despediu também o director desportivo Algirdas Brazys e o director geral Paulius Motiejūnas. As razões por detrás das várias demissões prendem-se com a recente série de maus resultados, nomeadamente as pesadas derrotas na fase Top 16 da Euroliga, frente a Prokom Gdynia e CSKA de Moscovo, mas em especial a forma como a equipa foi batida em casa, no passada sábado, contra o Perlas (considerada a equipa B dos rivais Lietuvos Rytas).
Butautas havia sido contratado na sequência da demissão de Gintaras Krapikas, tendo conseguido qualificar o Žalgiris para o Top 16 com duas vitórias importantes, depois de uma série de sete derrotas. Para além disso, comandou também a equipa ao terceiro lugar da primeira edição da Liga VTB, batendo o Khimki. No ano passado, orientou a selecção lituana no Eurobasket, antes de abandonar o cargo.
O treinador auxiliar Darius Maskoliūnas vai orientar a equipa até à contratação de novo técnico.)
Source (Fonte): kauno.diena.lt
No comments:
Post a Comment